RECEITAS INFO. | DÚVIDAS
 
Proteja-se do cancro através...
Proteja-se do cancro através da alimentação

Uma vez eliminados os riscos também podemos aumentar as nossas defesas contra o cancro, introduzindo na nossa dieta alguns ingredientes que os cientistas dizem que nos protegem especialmente.

· Algas- Kelp, clorela ou spirulina – além de outros valiosos nutrientes contém clorofila, substâncias que segundo estudos recentes é anticancerigena.

· Ácidos gordos essenciais: Omega 3, EPA e DHA – presentes no óleo de peixe azul e em algumas plantas. Muitos estudos demonstram que os povos que os consomem em abundância, têm menos incidência de cancro na mama e outro tipo de tumores.

·Soja - A Soja e os seus derivados contêm uma substância chamada genisteína, um estrogénio natural, que inibe a formação de alguns carcinogéneos.

· Chá verde – Contém uma grande quantidade de antioxidantes e polifenóis de reconhecida acção anticancerigena. Para um efeito protector tem que se beber pelo menos três copos de chá verde por dia.

· Azeite Virgem – o consumo de ácidos gordos moinsaturados, como os que contém o nosso azeite, reduz os riscos de cancro segundo muitos estudos.

· Compostos fenólicos – destas fitosubstâncias, duas delas foram investigadas especialmente como protectoras do cancro. O reveratol (abundante na pele e nos bagos das uvas) e a quercitina (presente no cacau). Polifenóis protectores do cancro também se podem encontrar no alecrim, limão, vegetais, cereais, frutos secos e legumes.

· Alho e Cebola – segundo um instituto americano do cancro, ambos estes alimentos protegem contra o cancro pelo seu alto conteúdo em selénio (um mineral que estimula a produção dos glóbulos brancos e induz a morte das células más) e outros compostos que estimulam a produção de enzimas que neutralizam os radicais livres relacionados com o cancro.

· Fibra – numerosos estudos demonstram que as pessoas que fazem dieta rica em fibras têm entre 21% a 47% menos riscos de sofrer do cancro do cólon do que os que não tomam fibra. Há que consumir entre 20 a 35 gramas de fibras por dia. Consegue-se estas doses ingerindo diariamente um prato de salada, um prato de verduras cozidas (bróculos, couve, feijão verde), um prato de fruta, seis amêndoas, ou uma dose similar de outros frutos secos.

· As frutas e verduras – especialmente as verduras de cor verde escuro (as couves, os espinafres, os bróculos) e frutas e verduras de cor laranja (cenouras, laranja, melão, alperce, etc) já que são especialmente ricas em fitosubstâncias anticancerigenas.

Noticia retirada da revista “Saúde Actual”


Mais notícias

2007 Terra Pura . Todos os direitos reservados - Hosting PapelDigital.eu